TST - SENAC RIO GRANDE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TST - Carlos Ronaldo Streb

Ir para baixo

TST - Carlos Ronaldo Streb Empty TST - Carlos Ronaldo Streb

Mensagem  Admin Seg Nov 23, 2009 12:20 am

O profissional de segurança do trabalho hoje para mim tem que ser técnico, consultor, leitor e humanista, ele tem que valorizar a vida e a prevenção, ser comprometido e gostar de pessoas e ter uma responsabilidade enorme com seus atos e uma ética acima de tudo.
Mas prefiro definir assim, perguntando quem é esse profissional de segurança?
É como uma semente que brota ao decidimos entrar para uma escola e freqüentar por dois anos um curso e ter que nos afastarmos de momentos de lazer.
Esse profissional tem amor à vida, pode ser o vizinho do lado da sua casa, somos homens e mulheres com memória de um menino, nunca superam a excitação dos motores das sirenes e do perigo, são um tipo assim como eu, preocupados e com um sonho ainda não realizado sempre se atualizando em leis e normas e relações humanas.
Nós somos profissionais que colocam tudo no limite quando a sirene toca, e somos mais altos que pessoas normais sempre visando e prevenindo o melhor em saúde, somos homens que salvamos vidas e já vimos muitas mortes.
Somos amáveis porque adquirimos o conhecimento imponente das violências sem controles, somos sensíveis ao sorriso de uma criança, porque nos nossos braços já seguráramos demasiados corpos pequenos que nunca mais vão sorrir, somos homens que apreciamos os prazeres simples da vida e os deixamos de lado para nos aperfeiçoarmos em segurança prazeres esse como uma cama confortável cama para descansar o corpo exausto, uma xícara de café quente.
Apreciamos a camaradagem de colaboradores valentes e a paz espiritual e o serviço desinteressado de um trabalho bem feito, em nome de todos.
Não devemos usar bótons, distintivos ou insígnias, nem acenar bandeiras quando fazemos nossas atividades bem sucedidas e quando choramos fizemos em honra a um colaborador falecido, mesmo tendo sempre prevenido a sua morte.
Ser um técnico de segurança é ficar longe do aconchego da família e ir à busca de compartilhar o saber e a vontade de auxiliar a Vida, sabemos que, desde um pequeno acidente, até as grandes tragédias, procuramos nos salvar e ter a alegria de salvar uma vida, pois, para nós, a VIDA é um dom de DEUS e salva-la é a sua missão e prevenir uma tarefa, mas não somos super heróis, não podemos abraçar o mundo e não somos encontrados prontos em prateleiras como produtos ou peças de reposição ou como um software que resolve tudo ao clicar num botão, e sim freqüentamos uma escola técnica nos preparamos e nos qualificamos para nossa missão, aprender nunca fará falta, fará falta não saber, conhecer os valores de uma equipe e o verdadeiro sentido de sermos parceiros até o fim e nunca esquecer que as pessoas esperam de nós e prestamos nossos serviços nas indústrias, quebramos paradigmas ou partimos para nosso próprio negocio quando conhecemos realmente a nós mesmos e como somos e como somos vistos por nossos colegas e como ser vistos por outras pessoas.
Dentro de nós técnicos a duas feras brigando uma do mal e do bom profissional e vencerá aquela que nós mais alimentarmos.
Lembro disso quando abro a historia de um grande sábio que estava reunindo milhares de trabalhadores para uma palestra motivacional, e alguns desses colaboradores queriam humilhar esse sábio e combinaram entre eles; vou entrar na sala com pássaro na mão e entro no meio das pessoas e pergunto ao sábio esse pássaro que tenho aqui na minha mão está morto ou vivo, se ele disser que está vivo eu aperto ele e mato e se ele disser morto abro minha mão e o pássaro voa, e assim fizeram.
Entraram no meio de todos e perguntaram ao grande sábio, senhor esse pássaro que tenho aqui na minha mão está morto ou vivo? E o sábio respondeu a resposta está em suas mãos.
Assim me vejo no mercado de trabalho de hoje que exige o melhor de nossa profissão ser bem qualificado, bem preparado e de bem com a vida na certeza do meu dever bem cumprido.

ALUNO: Carlos Ronaldo Streb
TST 13
(Algumas partes desse artigo tirado da bibliografia de Elson Luis Streb Técnico de Segurança do Trabalho empresário da Fire Fighting Bombeiros Industriais Ltda.)

Admin
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/11/2009

https://tstriogrande.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos