Direção Defensiva

Ir em baixo

Direção Defensiva Empty Direção Defensiva

Mensagem  Admin em Dom Nov 08, 2009 3:11 pm

O assunto que iremos abordar neste espaço refere-se à direção defensiva, ou melhor, a definição de direção preventiva. Mas antes de entrarmos no tema, gostaria de fazer algumas considerações a respeito do mesmo, posicionando-me de maneira diferente do habitual. Aprendi essa forma nova de abordar o assunto com um Instrutor de Trânsito de Porto Alegre, que me autorizou a utilizar a metodologia criada por ele, a qual achei muito interessante. É claro que fiz algumas adaptações e incrementei outras, no intuito de demonstrar que podemos de forma prática adotar nova postura no trânsito, garantindo dessa forma uma maior segurança quando integrantes do processo, seja na qualidade de pedestres, passageiros ou condutores.
A importância de adotarmos boas práticas na condução dos veículos está cada vez mais evidente nos dias atuais, pois quando investidos na qualidade de condutores, estamos assumindo um importante papel de responsabilidade frente aos demais elementos do trânsito. Os condutores são os comandantes da situação no momento em que conduzem seus veículos e devem ter a consciência de que são responsáveis pelos pedestres que transitam pelas vias, pelos veículos de menor porte, assim como pelos veículos não motorizados.
Dessa forma, precisamos vestir uma capa protetora, para nos proteger das adversidades inerentes às inúmeras situações impostas pelo trânsito diário. Devido a isso, faço alguns questionamentos reflexivos que mais adiante serão esclarecedores no processo de entendimento da Direção Defensiva. Questiono então: O que usamos para proteger um livro? O que usamos para proteger um veículo, quando não temos garagem? O que usamos para nos proteger da chuva, quando não temos guarda-chuva?
A resposta para estas perguntas é uma capa. Então, no trânsito também utilizaremos uma capa para nos proteger dos perigos diários, mas não a que estamos imaginando. Ou seja, é uma capa com "PH", formando a palavra "CAPHA", onde estão definidos os cinco elementos da Direção Defensiva. Então vejamos: C - Conhecimento das leis e normas de trânsito, conhecimento do veículo que conduzimos, conhecimento das condições adversas, conhecimento de nós mesmos, e o mais importante, o "C" de comportamento; A - Atenção de tudo o que ocorre ao nosso redor.
P - Previsão, prevendo o que pode acontecer à frente; H - Habilidade para executar manobras em situações de risco, domínio do veículo, ter sido capacitado para conduzi-lo; A - Ação, agir a tempo ao deparar-se com situações de risco.
Se adotarmos a postura de usarmos esta "CAPHA" protetora frente às adversidades do trânsito, estaremos a dar nossa parcela de contribuição para um trânsito melhor e mais seguro.


Fabiano dos Santos Goia / PRF/Educador de Trânsito/Professor.
Publicado no Jornal Agora de Rio Grande.

Admin
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/11/2009

https://tstriogrande.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum